Daily Prayer - July 2024


Monday 1 July 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 1° “Ninguém nunca me perguntou o que eu poderia fazer... exceto o Ajuda Barnabas”. Essas foram as palavras de Dalyop, um jovem Cristão da Nigéria que perdeu seus pais para a violência anticristã quando era apenas uma criança. Dalyop é agora um dos milhares de Cristãos na Nigéria que estudam criação de conteúdo digital em um curso financiado pelo Ajuda Barnabas como parte de nossa nova iniciativa Oportunidade África. Agradeça por Dalyop, que passou por sofrimento e marginalização, estar agora sendo capacitado pelo Barnabas. Ore para que o mesmo aconteça com muitos crentes nas 36 nações Africanas onde os projetos do Operação África, financiados pelo Barnabas, estão em andamento.

Tuesday 2 July 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 2 Por favor, coloque em oração o pastor Nigeriano Paul Musa, de 59 anos, e sua esposa Ruth, de 50 anos. O casal foi sequestrado em março de 2023 pelo grupo terrorista Islâmico Boko Haram de sua casa no norte do estado de Borno. Em um vídeo publicado pelos sequestradores em 5 de maio de 2024, o Pastor Paul pede ajuda ao governo e à Associação Cristã da Nigéria para garantir sua libertação. Ore para que o Pastor Paul e Ruth sejam libertados em breve sem ferimentos. Até lá, peça ao Senhor que se aproxime deles e os conforte em seu cativeiro.

Wednesday 3 July 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 3 “Isso está removendo a amargura e o ódio e substituindo-os por esperança e beleza”, comentou a esposa de um pastor Nigeriano que recebeu uma mochila médica financiada pelo Ajuda Barnabas. Fornecemos essas mochilas a voluntários Cristãos de 30 vilarejos no estado de Plateau, uma das áreas mais afetadas pela persistente violência anticristã. Cada mochila contém um termômetro, um estetoscópio, equipamento para doação de sangue, curativos e bandagens. Ore para que a provisão dessas mochilas alivie o sofrimento e até mesmo salve vidas.

Thursday 4 July 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 4 Louvado seja Deus pelo fato de Lydia Simon – uma das “meninas de Chibok”, agora jovens mulheres – ter escapado do cativeiro do Boko Haram no estado de Borno, no norte da Nigéria. Lydia recuperou a liberdade em abril de 2024, dez anos depois do mês em que foi uma das 276 meninas, em sua maioria Cristãs, sequestradas da Escola Secundária Governamental para Meninas, em Chibok. Lydia estava grávida de cinco meses quando foi encontrada e estava acompanhada de seus três filhos. Agradeça pela liberdade de Lydia. Ore por sua recuperação física, emocional e espiritual, e também pela de seus filhos. Continue a orar por cerca de 90 jovens de Chibok que permanecem em cativeiro.

Friday 5 July 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 5 Já faz mais de um ano que mais de 40 pessoas, quase todos alunos adolescentes, foram mortos em um ataque Islâmico a um internato em Mpondwe, distrito de Kasese, em Uganda, país de maioria Cristã, próximo à fronteira com a República Democrática do Congo (RDC). Os alunos estavam cantando músicas evangélicas no culto noturno antes que os agressores do Estado Islâmico na Província da África Central (também conhecido como Forças Democráticas Aliadas), com sede no nordeste da RDC, lançassem seu ataque após as 22h, horário local, em 16 de junho de 2023. Continue orando para que o conforto do Senhor envolva os enlutados e traumatizados e peça Sua proteção para nossos irmãos e irmãs em ambos os lados da fronteira, pois a ameaça de violência anticristã persiste.

Saturday 6 July 2024

SÁBADO, DIA 6 Estima-se que 5,4% dos quase 50 milhões de habitantes do Sudão sejam Cristãos. Nossos irmãos e irmãs compartilham do sofrimento que tem afligido todas as pessoas como resultado de uma guerra civil que eclodiu em abril de 2023. Também foi relatado que tanto as Forças Armadas do Sudão quanto as Forças de Suporte Rápidas têm como alvo os Cristãos, com mais de 165 igrejas forçadas a fechar desde o início do conflito. Os Cristãos já haviam suportado décadas de severa perseguição sob o governo Islâmico de Omar al-Bashir antes de ele ser deposto em 2019. Ore para que o Senhor sustente nossos irmãos e irmãs na República do Sudão, bem como aqueles que fugiram para os países vizinhos. Peça que Ele proteja especialmente Seu povo e restaure a paz no Sudão para todas as pessoas.

Sunday 7 July 2024

DOMINGO, DIA 7 Pai Celestial, apresentamos ao Senhor nossas irmãs em Cristo que, como mulheres, são especialmente vulneráveis à perseguição. Oramos pelas mulheres Cristãs que ficam sem apoio e proteção para si mesmas e para seus filhos, seja porque são viúvas, porque seus maridos foram presos por causa de sua fé ou porque são Cristãs convertidas que foram abandonadas por suas famílias. Pedimos que o Senhor proteja nossas irmãs do perigo sob a sombra de Suas asas e que elas conheçam a proteção do Bom Pastor, nosso Senhor Jesus Cristo, em cujo nome oramos. (Salmo 17.8-10; João 10.11)

Monday 8 July 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 8 “Sinto as mãos de Jesus em minha vida com esse projeto”, declarou a viúva Cristã Egípcia ‘Layla’, de 51 anos, depois de iniciar um pequeno negócio de criação de cabras com o apoio do Barnabas. Nos últimos 18 meses, o Barnabas ajudou os fiéis a escapar da pobreza extrema, permitindo que eles abrissem 289 pequenas empresas. A maioria dos beneficiários são viúvas. Louve a Deus pela esperança que essas viúvas e outras pessoas estão experimentando por meio desses empreendimentos. Ore para que Ele continue a abençoar seus empreendimentos e que Seu povo testemunhe Sua mão dirigindo-os cada vez mais.

Tuesday 9 July 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 9 Apresente em oração os Cristãos do sul da província de Minya, no Alto Egito, após ataques separados de extremistas Islâmicos a duas comunidades Cristãs. Várias casas pertencentes a Cristãos no vilarejo Cristão de Al-Fawakher, a cerca de 240 quilômetros ao sul do Cairo, foram incendiadas no final do dia 23 de abril, um ataque lançado em resposta a uma tentativa de construir uma nova igreja. Em 26 de abril, extremistas atacaram o vilarejo Cristão de Al-Kom Al-Ahmar depois de saberem que uma igreja havia obtido uma licença para construir um prédio. Agradeça pelo fato de que, em ambas as ocasiões, as autoridades impediram que o incidente se agravasse. Ore pela proteção contínua dos Cristãos nas áreas rurais do Egito e para que as casas danificadas sejam reconstruídas.

Wednesday 10 July 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 10 “Não há uma única cidade no Marrocos que não tenha a presença de Cristãos Marroquinos, mesmo nos vilarejos”, relatou um pastor na cidade de Temara. As atitudes oficiais com relação ao Cristianismo diminuíram nos últimos anos, acrescentou o pastor, e as reuniões em casas igrejas são geralmente toleradas. O pastor enfatizou a lealdade dos Cristãos Marroquinos ao seu país. Entretanto, os Cristãos – e particularmente os convertidos do Islã – ainda enfrentam represálias de extremistas da maioria Muçulmana. Agradeça pelos níveis mais altos de tolerância para com nossos irmãos e irmãs e ore para que o Senhor proteja e sustente os crentes de origem Muçulmana.

Thursday 11 July 2024

QUINTA-FEIRA, DIA dia 11 A sentença de um ano de prisão do Pastor Youssef Ourahmane por “culto ilegal” foi confirmada pelo Tribunal de Apelação em Tizi Ouzo, na Argélia, em abril. O Pastor Youssef, vice-presidente da Igreja Protestante da Argélia (EPA da sigla em Inglês), foi acusado de realizar uma reunião religiosa não autorizada em um edifício que não tinha permissão para ser usado para culto religioso em março de 2023. Sua pena original de dois anos de prisão foi reduzida pela metade em novembro de 2023, mas a multa de R$ 3.757,00) permaneceu em vigor. Ao rejeitar seu segundo recurso, o tribunal acrescentou mais seis meses de sentença suspensa além da pena de um ano de prisão. Ore para que um novo recurso à Suprema Corte seja bem-sucedido e a condenação seja anulada.

Friday 12 July 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 12 “Vocês são nossa força e bênçãos”, escreveu ao Barnabas o diretor de uma escola Cristã em Belém. A crise no Oriente Médio causou grande medo e preocupação na cidade, principalmente entre as famílias Cristãs, muitas das quais perderam seus empregos devido à queda na economia e no turismo. Graças às doações dos apoiadores do Barnabas, a escola é capaz de manter a educação dos alunos Cristãos cujos pais estão passando por dificuldades. Ore pela paz e estabilidade na região. Peça que os membros da comunidade Cristã marginalizada encontrem socorro no SENHOR, nosso refúgio sempre presente em tempos de adversidade (Salmo 46.1).

Saturday 13 July 2024

SÁBADO, DIA 13 Yousef tem seis anos de idade e sua alegria é frequentar uma escola Cristã apoiada pelo Barnabas em Belém. Ele chega o mais cedo que pode todos os dias, insistindo com seu pai para que acorde cedo. “Estou seguro na escola porque Jesus é nosso guardião”, diz Yousef. Os Cristãos são uma minoria desprezada em Belém e a escola é um lugar seguro e protegido onde as crianças Cristãs podem aprender. Ore para que Yousef e outros alunos cresçam em seu amor pelo Senhor. Peça para que a escola possa continuar servindo à comunidade Cristã nas próximas décadas.

Sunday 14 July 2024

DOMINGO, DIA 14 Pai Celestial, apresentamos a Ti nossa família Cristã na Arábia Saudita. Pedimos que Tu os sustentes em uma terra onde eles formam uma minoria ínfima no berço do Islã. Agradecemos o fato de as recentes reformas terem suavizado algumas das leis mais severas do país e oramos para que seu povo tenha mais liberdade para exercer sua fé. Pedimos que edifique nossos irmãos e irmãs Sauditas, quase todos convertidos do Islã e crentes secretos. Pedimos Sua direção divina e discernimento sobre eles para que construam com confiança sobre a pedra angular de nossa fé, nosso Senhor Jesus Cristo, em cujo poderoso Nome oramos. (Efésios 2.20)

Monday 15 July 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 15 A Síria está programada para realizar sua próxima eleição parlamentar hoje. A Assembleia Popular, com 250 membros, tem sido controlada pelo Partido Baath desde que este chegou ao poder em um golpe em 1963. As eleições ocorrem em meio à deterioração da economia e à guerra civil em andamento, agora em seu décimo quarto ano. Muitos Cristãos deixaram o país, onde antes tinham um bom relacionamento com a maioria Muçulmana, antes da ascensão de grupos Islâmicos nos últimos anos. Ore para que pessoas com espírito de servo sejam eleitas para a assembleia e tomem decisões sábias para aliviar o sofrimento de todos os Sírios. Ore para que os Cristãos Sírios se fortaleçam em meio a várias provações e que as relações harmoniosas com a maioria Muçulmana sejam restauradas.

Tuesday 16 July 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 16 A morte de soldados Iraquianos no leste do país por combatentes do Estado Islâmico (EI – também conhecido como ISIS, ISIL, Daesh) em maio destaca a ameaça que o grupo terrorista ainda representa. A última parte do território do EI no Iraque foi recuperada em 2017, mas o EI nunca foi completamente derrotado e continua a operar no Iraque e na Síria, assim como em outras partes do Oriente Médio e além. A resiliência do EI é um perigo para todas as pessoas, mas os Cristãos estão entre as pessoas particularmente vulneráveis. Ore para que o EI não recupere o poder no Iraque. Agradeça pelos esforços recentes para devolver as propriedades roubadas dos Cristãos e dos Yazidis e pela reconstrução das igrejas, muitas vezes com a ajuda e o apoio da comunidade Muçulmana.

Wednesday 17 July 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 17 Laleh Saati, de 45 anos, uma Cristã Iraniana convertida do Islã, foi condenada em 16 de março a dois anos de prisão por “agir contra a segurança nacional ao se conectar com organizações Cristãs ‘Sionistas’”. Uma proibição adicional de dois anos para sair do Irã entrará em vigor após sua libertação. Ela morou por algum tempo na Malásia antes de retornar ao Irã em 2017 devido à demora no seu processo de asilo e para cuidar dos pais idosos. Depois de invadir a casa de seu pai em Teerã, agentes de inteligência usaram fotografias e vídeos do batismo de Laleh na Malásia como prova de seu “crime”. Ore para que Laleh experimente o conforto e a força de Deus em sua provação e pelo sucesso de qualquer possível apelação.

Thursday 18 July 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 18 Mina Khajavi é uma Cristã Iraniana convertida de 60 anos. No momento em que este texto é escrito, há relatos de que ela está lutando contra a dor e não tem acesso a cuidados médicos essenciais, exceto analgésicos ocasionais, dentro da Prisão de Evin, na capital Iraniana, Teerã. Mina começou a cumprir uma sentença de seis anos em 3 de janeiro de 2024 por “agir contra a segurança nacional”, resultado de sua participação em uma “casa igreja”. Condenada em 2022, ela não foi obrigada a iniciar sua sentença até que se recuperasse o suficiente após ter sido atropelada por um carro naquele verão. Seu tornozelo, com uma grave fratura, foi reconstruído com placas de metal após o acidente. Ore para que Mina receba rapidamente os cuidados médicos de que precisa. Peça que o pedido de novo julgamento que ela apresentou seja concedido e que ela seja libertada em breve.

Friday 19 July 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 19 Esmaeil Narimanpour, um Cristão Iraniano convertido do Islã, foi libertado sob fiança de mais de R$ 50.000,00 em 30 de abril, após passar mais de quatro meses detido. Ele foi preso na véspera de Natal, em 24 de dezembro de 2023, e acusado de “agir contra a segurança nacional ao se comunicar com organizações Cristãs ‘Sionistas’”. Ele foi detido a cerca de 160 quilômetros de sua casa em Dezful, no oeste do Irã. Esmaeil estava entre vários convertidos inocentados das acusações de “propaganda” em 2021, mas posteriormente foi forçado a frequentar aulas de Islamismo. Ore para que ele experimente a força e a orientação de Deus enquanto o processo legal continua. Peça que as acusações contra ele sejam retiradas e que seu caso seja arquivado.

Saturday 20 July 2024

SÁBADO, DIA 20 Agradeça pela chegada segura à Jordânia de um contêiner de 40 pés cheio de alimentos doados pelos EUA. O conteúdo está sendo distribuído para os Cristãos necessitados, que estão com dificuldade para encontrar o suficiente para comer devido à crise econômica do país. Ore para que os Cristãos na Jordânia reconheçam o amor e a provisão de Deus e sejam encorajados em sua fé (Salmo 107.1-9).

Sunday 21 July 2024

DOMINGO, DIA 21 Senhor Jesus, pedimos Tua proteção para todos os nossos irmãos e irmãs que estão deslocados em seu próprio país e para todos os Cristãos que são refugiados. Quer estejam fugindo da guerra, da pobreza ou da perseguição por causa de sua fé em Ti, ajude-os a lembrar que Tu és a fortaleza deles. Fique com eles, Senhor, e conforte-os enquanto deixam suas casas e buscam refúgio em outro lugar. Envie Teu Espírito Santo para dar a eles força enquanto tentam reconstruir suas vidas e tire-os do perigo e os leve para um lugar seguro.

Monday 22 July 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 22 Você se lembra dos eventos que levaram quase 120.000 Cristãos Armênios de Alto Carabaque para a Armênia? Quando o Azerbaijão invadiu Carabaque – uma região Cristã Armênia colocada dentro do Azerbaijão por uma peculiaridade da história – em setembro de 2023, os habitantes já estavam exaustos, desnutridos e traumatizados. Quase dez meses depois, esses refugiados estão enfrentando a realidade de que talvez nunca mais consigam voltar para casa. Mesmo que pudessem atravessar de volta para Carabaque, encontrariam casas, propriedades e igrejas destruídas. Por favor, ore para que nossos irmãos e irmãs sejam confortados pelo fato de que, embora seus lares terrenos possam estar perdidos, eles podem ter a certeza de que o SENHOR foi preparar um lar celestial onde todos nós viveremos com Ele para sempre (1 Tessalonicenses 4.17).

Tuesday 23 July 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 23 “Sua organização tem sido uma resposta às orações”, escreveram nossos parceiros da igreja na Romênia, que administram um centro de ajuda para os Cristãos que fogem do conflito na vizinha Ucrânia. O financiamento do Ajuda Barnabas para alimentos e produtos de higiene para sustentar 400 famílias Ucranianas por seis meses chegou em um momento de grande desafio financeiro para a igreja após um corte no financiamento dos centros de ajuda pelas autoridades. Agradeça a ajuda e o cuidado que nossos parceiros têm dado a milhares de refugiados desde o início da guerra em 2022. Peça a Deus, o Pai de misericórdia (2 Coríntios 1.3), que forneça os meios para que eles continuem seu trabalho.

Wednesday 24 July 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 24 Na Ucrânia, devastada pela guerra, o acesso a alimentos e outras necessidades básicas é um desafio para os Cristãos que vivem perto da linha de frente. Louvado seja o Senhor pela generosidade de nossos apoiadores do food.gives, cuja resposta ao nosso apelo de inverno viu um recorde de 360 caixas enviadas ao nosso armazém em Swindon, no Reino Unido, em uma semana. Essas caixas, juntamente com outras doações, foram distribuídas à nossa sofrida família Cristã na Ucrânia, que estava enfrentando um inverno extremamente frio sem acesso a alimentos suficientes. Agradeça a Deus pelo fato de a ajuda do food.gives ter conseguido chegar aos Cristãos necessitados na Ucrânia e ore para que mais ajuda chegue com segurança. Peça ao Senhor que mantenha os Cristãos na Ucrânia em segurança e os conforte nessa situação aterrorizante.

Thursday 25 July 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 25 “Obrigado por seu cuidado e coração”, escreveu um pastor em uma área rural do Uzbequistão depois que o Barnabas reparou os danos causados pela inundação em uma pequena igreja registrada após o rompimento de uma barragem próxima. A maioria dos membros da congregação são convertidos do Islã e muitos sofrem hostilidade por causa de sua decisão de seguir a Cristo. Os membros da congregação são pobres e não puderam pagar pelos reparos, mas compartilham o que podem, inclusive abrindo o prédio da igreja para outra congregação, o que permite que essa congregação se reúna legalmente. Louve a Deus por essa comunidade Cristã atenciosa, cuja força vem de sua alegria no Senhor (Neemias 8.10). Ore para que outros sejam encorajados pelo exemplo semelhante ao de Cristo deles.

Friday 26 July 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 26 Os primos Asif Masih, de 25 anos, e Shan Masih, de 28 anos, morreram sufocados em 17 de março após inalarem gases tóxicos ao tentarem desentupir um esgoto em Faisalabad, no Paquistão. As mortes dos primos foram descritas como “assassinatos por dever”, pois eles foram forçados a entrar no esgoto sem receber equipamentos de proteção adequados. Isso ocorreu apesar de uma ordem judicial de 2015 que exige que as autoridades locais garantam o fornecimento de equipamentos de proteção. Os Cristãos marginalizados no Paquistão, de maioria Muçulmana, geralmente trabalham nos empregos mais mal remunerados, mais sujos e mais perigosos, muitas vezes sem equipamento de proteção adequado. Isso fez com que muitos morressem ou sofressem ferimentos graves e invalidantes ou problemas de saúde. Ore para que as famílias de Asif e Shah sejam confortadas e para que as condições dos trabalhadores Cristãos no Paquistão melhorem.

Saturday 27 July 2024

SÁBADO, DIA 27 “Louvado seja Deus por essa oportunidade maravilhosa!”, exclamou ‘Priya’, uma estudante do sul da Ásia na Academia de Pastores (TSA, da sigla em Inglês) – a seção de graduação do Centro de Oxford para Religião e Vida Pública (OCRPL, da sigla em Inglês). Ela faz parte do grupo de falantes da língua Tâmil que se beneficia dos cursos em seu próprio idioma e elogiou particularmente o estilo de ensino dinâmico e envolvente que proporcionou aos alunos percepções profundas e aplicações práticas, além do excelente apoio técnico. Os cursos da TSA são os primeiros do gênero disponibilizados para falantes Tâmil com recursos limitados. Agradeça pelas oportunidades oferecidas à comunidade Cristã Tamil e ore para que mais alunos sejam completamente capacitados para o ministério Cristão.

Sunday 28 July 2024

DOMINGO, DIA 28 Deus Pai, oramos pelos Cristãos no Afeganistão e por aqueles que estão retornando ao país, que muitas vezes enfrentam intensa perseguição por causa de sua fé. Oramos por todos os Cristãos convertidos que vieram de um ambiente Muçulmano, que vivem escondidos sob a ameaça de uma sentença de morte. Por favor, ajude-os e proteja-os na situação em que estão vivendo – muitas vezes destituídos e incapazes de ganhar a vida. Oramos para que o Senhor ajude todos os nossos irmãos e irmãs a permanecerem firmes contra as exigências do mundo ao redor deles, que os pressiona a negar sua fé. Em nome de Jesus, oramos.

Monday 29 July 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 29 “Quando o material de ajuda de nossos irmãos e irmãs Cristãos chegou, foi como um milagre”, disse Samana, uma mãe Cristã cuja casa em uma área remota e montanhosa do oeste do Nepal foi destruída por um terremoto em novembro de 2023. Alimentos e outras ajudas práticas financiadas pelos apoiadores do Barnabas “fortaleceram nossa fé na bondade e na misericórdia de Deus”, acrescentou ela. Agradeça por nossos parceiros terem conseguido entregar alimentos, cobertores e roupas quentes para crianças aos Cristãos necessitados, apesar da destruição causada pelo terremoto nas estradas e trilhas nas montanhas.

Tuesday 30 July 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 30 Pelo menos 20 igrejas foram reduzidas a escombros por um forte terremoto em uma região pobre, remota e montanhosa no oeste do Nepal em novembro de 2023. As autoridades locais e o governo não providenciarão a reconstrução ou o reparo das igrejas, pois o Cristianismo é visto por muitos como uma “fé estrangeira” que não pertence ao Nepal. Ore para que, pela graça de Deus, as igrejas consigam reconstruir seus edifícios. Agradeça pela fé inabalável da pequena, mas crescente comunidade Cristã no Nepal, cujos corações estão cheios de amor pelo Senhor (Efésios 3.17).

Wednesday 31 July 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 31 Quatro Cristãos da província de Madhesh, no leste do Nepal, estão sendo julgados, acusados de tentar garantir conversões forçadas ao Cristianismo. Em 3 de abril, eles foram obrigados a pagar uma fiança de 150.000 rúpias Nepalesas (cerca de R$ 5.700,00) no tribunal distrital de Bara. Depois que os Cristãos visitaram uma casa em Kolhabi no domingo, 10 de março, vários moradores locais chamaram a polícia, alegando que os Cristãos estavam tentando converter os moradores locais à força. Sete Cristãos Australianos que estavam na cidade foram detidos e posteriormente deportados. Enquanto isso, os quatro Cristãos Nepaleses passaram 24 dias sob custódia antes de serem libertados sob fiança. Ore para que a justiça prevaleça e que todas as acusações infundadas de conversão forçada sejam descartadas.