Daily Prayer - August 2024


Thursday 1 August 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 1° Desde sua criação em junho de 2021, o food.gives – um projeto do Ajuda Barnabas – enviou 173 contêineres de alimentos e suprimentos médicos para crentes doentes e famintos em todo o mundo. Desde o início de 2024, fornecemos 3.500.000 porções de alimentos. Muitas vezes, essas porções salvam vidas. Agradeça a Deus por termos sido capazes de ajudar tantos Cristãos famintos por meio da generosidade contínua de nossos apoiadores. Peça que Ele nos permita continuar fornecendo esses recursos vitais para nossos irmãos e irmãs.

Friday 2 August 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 2 O Zimbábue declarou a seca como um desastre nacional e pediu ajuda para evitar que 2,7 milhões de pessoas passem fome este ano. Anos de seca na região foram agravados pelo fenômeno climático El Niño, naturalmente recorrente, que levou a chuvas fracas em 80% do país. Nossa mais recente entrega do food.gives ao Zimbábue – uma remessa de 23,5 toneladas de lentilhas distribuídas entre 11.600 Cristãos – foi descrita por nossos parceiros de projeto como “nada menos que salvadora de vidas”. Continue a apoiar em oração nossos irmãos e irmãs do Zimbábue e peça que suas necessidades sejam atendidas. Acima de tudo, ore por chuva.

Saturday 3 August 2024

SÁBADO, DIA 3 A família do pobre trabalhador rural Krishan está entre as 600 no Paquistão que o Barnabas está ajudando com uma cesta básica mensal. “Sou muito grato a Deus Todo-Poderoso. Ele nunca abandona minha família e envia apoio de maneiras inesperadas”, diz Krishan, acrescentando que agora ele poderá comprar calçados novos para seus filhos. Louve a Deus pela diferença que essa ajuda está fazendo para as famílias Cristãs no Paquistão. Ore para que muitas outras vidas sejam transformadas por esse apoio, especialmente para que as crianças possam prolongar por mais tempo seus estudos e maximizar seus dons em suas áreas escolhidas, para a glória de Deus.

Sunday 4 August 2024

DOMINGO, DIA 4 Senhor Soberano, agradecemos pela fé inabalável dos Cristãos na China, apesar das crescentes restrições impostas pelas autoridades às atividades das igrejas. Por favor, dê aos nossos irmãos e irmãs a força e a graça para perseverar. Por favor, encha os líderes da igreja de sabedoria e orientação enquanto eles navegam nesse ambiente difícil. Por favor, derrame Teu amor no coração dos crentes por meio do Espírito Santo, para que eles saibam que a tribulação produz perseverança; a perseverança, caráter; e o caráter, esperança. Pedimos isso no precioso Nome de nosso Salvador. (Romanos 5.3)

Monday 5 August 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 5 “Isso é um fato!” declarou um ministro de uma igreja na província de Zhejiang, na China, no domingo de Páscoa de 2024. O fato ao qual ele se referia era a ressurreição do Senhor Jesus Cristo, que, segundo o ministro, era um evento histórico inegável. Esse foi apenas um dos muitos sermões de Páscoa proferidos na igreja protestante oficial da China, o Movimento Patriótico dos Três Autos (TSPM, da sigla em Inglês), que proclamou a realidade da morte e ressurreição de Cristo. Agradeça pelo fato de os líderes da igreja no TSPM ainda terem a liberdade de tornar conhecida a verdade do Evangelho. Ore para que o Senhor abençoe e proteja os Cristãos Chineses, novos e antigos, enquanto eles se esforçam para viver fielmente para Ele.

Tuesday 6 August 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 6 O sistema songbun da Coreia do Norte classifica os cidadãos de acordo com sua lealdade percebida ao Estado. A palavra Coreana “songbun” significa “ingredientes” (substância, maquiagem), mas a estrutura política Norte-Coreana aplica a palavra para identificar o histórico sociopolítico de um cidadão. Aqueles com crenças religiosas, especialmente os Cristãos, são identificados como pertencentes à classe “hostil” e são considerados inimigos do Estado que precisam ser presos e, em muitos casos, executados. Por favor, continue orando pelos Cristãos que estão enfrentando prisão, tortura e morte por sua fidelidade em obedecer a Deus e não aos homens (Atos 4.19). Ore para que, por meio de seu corajoso testemunho, a Igreja continue a crescer na Coreia do Norte.

Wednesday 7 August 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 7 Em meio à estação chuvosa do Vietnã (junho a novembro), ore por uma “equipe bíblica” de seis Cristãos que ministram entre os Cristãos Hmong perseguidos em áreas montanhosas isoladas. Com o apoio do Barnabas, eles visitam cerca de 60 comunidades de famílias de agricultores pobres. Eles ensinam a Bíblia, oram com as famílias, visitam os doentes, discipulam os líderes da igreja local, incentivam os crentes na fé e fornecem assistência prática. Iniciativas recentes incluem a oferta de emprego para viúvas por meio da tecelagem de telhados de grama e cestas e a realização de aulas de computação para ajudar os jovens Cristãos a terem acesso a melhores oportunidades de trabalho. Ore para que as condições climáticas perigosas, incluindo frequentes deslizamentos de terra, não os impeçam de chegar a essas comunidades para realizar esse ministério vital.

Thursday 8 August 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 8 Homens armados mataram a tiros o Pastor Nammye Hkun Jaw Li, de 47 anos, em uma loja de computadores que ele administrava, em 18 de março, no município de Mogaung, estado de Kachin, no Myanmar. Ele deixa esposa e três filhos. No município de Mohnyin, também no estado de Kachin, o ministro da igreja Paul Khwi Shane Aung foi ferido e hospitalizado em 12 de abril depois que assaltantes mascarados interromperam um culto que ele estava conduzindo e atiraram nele três vezes. Ore por conforto para as pessoas enlutadas e que choram a perda de seu Pastor Nammye Hkun Jaw Li e pela plena recuperação de Paul Khwi Shane Aung. Peça proteção para os líderes da igreja no Myanmar e que esses ataques sejam evitados.

Friday 9 August 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 9 Os Cristãos do estado de Chin, no Myanmar, estão enfrentando um aumento das restrições às reuniões por parte dos militares do país (Tatmadaw). Em 22 de abril, o Tatmadaw ordenou a proibição por dois meses de todas as assembleias de mais de cinco pessoas para reuniões religiosas na capital do estado, Hakha, em resposta ao ataque de uma milícia a um comboio que transportava ministros do governo. Restrições semelhantes têm sido aplicadas em sete municípios do estado desde fevereiro de 2023, quando as autoridades militares emitiram uma ordem para que os Cristãos apresentassem uma lista de todos os que frequentavam os cultos da igreja. Ore para que os Cristãos em Hakha e em todo o estado de Chin cresçam em resiliência e encontrem maneiras de compartilhar a comunhão apesar dessas restrições rigorosas.

Saturday 10 August 2024

SÁBADO, DIA 10 “Sou a mulher mais feliz do mundo”, disse “Mima”, uma Cristã Karen que vive em um vilarejo remoto e isolado no Myanmar. Aos 64 anos de idade, as orações de Mima foram atendidas quando ela recebeu seu próprio exemplar da Bíblia em seu próprio idioma. “Ler as palavras de Deus é o que mais gosto na vida”, acrescentou ela. O Barnabas ajudou a financiar o transporte de 94.000 Bíblias para Cristãos em áreas rurais pobres do Myanmar. Louvado seja Deus pela fé inabalável dos Cristãos do Myanmar que suportaram décadas de perseguição, seguros no conhecimento de que a Palavra de Deus durará para sempre (Isaías 40.8).

Sunday 11 August 2024

DOMINGO, DIA 11 Deus Pai, oramos por nossos irmãos e irmãs que são convertidos de outras origens religiosas e que aceitaram Teu Filho como Salvador, muitas vezes correndo grande risco para si mesmos e suas famílias. Oramos, Senhor, para que o Senhor ajude os recém-convertidos a suportar qualquer perseguição que surja no seu caminho. Por favor, conforte-os com a promessa de nosso Senhor Jesus Cristo de que todos os que abandonaram o lar ou a família pelo Reino de Deus receberão bênçãos maiores, tanto agora quanto na era vindoura, porque pedimos isso no nome Dele. (Lucas 18.29-30)

Monday 12 August 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 12 Os Cristãos Hmong são altamente discriminados na Tailândia porque sua fé é vista como uma “religião estrangeira” e, etnicamente, eles não são vistos como cidadãos Tailandeses “adequados”. Os crentes são extremamente pobres e estão sendo alvo de conversão pela maioria Budista, bem como pelos seguidores das religiões indígenas da Tailândia. Ore para que os Cristãos permaneçam firmes em sua fé. Peça orientação e sabedoria para dois pastores, apoiados pelo Barnabas, que visitam os Cristãos em comunidades remotas para orar com os crentes e ensinar o Evangelho. Ore para que os projetos de jovens administrados pela igreja que apoiamos permitam que os jovens Cristãos cresçam em sua força, conhecimento e amor ao Senhor (Colossenses 1.9-10).

Tuesday 13 August 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 13 Muitos Cristãos do Myanmar, fugindo da violenta perseguição dos militares do país, escaparam pela fronteira com a Tailândia. Eles chegam com pouco mais do que a roupa do corpo e vivem em cabanas precárias em extrema pobreza. O Barnabas está fornecendo alimentos, roupas e medicamentos para ajudar os refugiados. Também estamos apoiando uma igreja Hmong na Tailândia que está dando sustento a seus irmãos e irmãs necessitados. Todos os domingos, após o culto, a congregação oferece uma refeição preparada na hora para os refugiados do Myanmar. Agradeça pela bondade dessa igreja, cujas ações refletem as palavras de Jesus de que “o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram” (Mateus 25.40). Ore pela paz no Myanmar.

Wednesday 14 August 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 14 A saúde é um luxo que está fora do alcance da maioria dos Cristãos no Paquistão. Uma minoria pequena e pobre, desprezada pela maioria da sociedade, muitos não podem pagar e nem ter acesso a cuidados médicos. Os seis centros médicos e as clínicas de saúde móveis financiadas pelo Barnabas são uma linha de vida para mais de 40.000 Cristãos por ano. Eles são um farol de esperança, disse um paciente, acrescentando que são um lembrete de que “mesmo nos momentos mais difíceis, há aqueles que se importam”. Ore para que, apesar das dificuldades da vida cotidiana, nossos irmãos e irmãs se regozijem no amor que o Pai celestial tem por Seus filhos (1 João 3.1).

Thursday 15 August 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 15 Agradeça o trabalho árduo e a dedicação das equipes médicas Cristãs que trabalham nos seis centros médicos e nas vans móveis de saúde financiadas pelo Barnabas no Paquistão. Além de oferecer tratamento e aconselhamento sobre saúde, as equipes também oferecem conforto espiritual, compartilhando orações e versículos da Bíblia com seus pacientes. “Esse apoio vai além da simples assistência médica”, explica um crente. “É um lembrete de que, como Cristãos, não estamos sozinhos”. Louvado seja Deus pelo testemunho semelhante ao de Cristo das equipes, um sacrifício que agrada a Deus (Hebreus 13.16).

Friday 16 August 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 16 Um ano se passou desde que uma multidão de extremistas Muçulmanos atacou a área Cristã de Jaranwala, no Paquistão, em 16 de agosto de 2023, após falsas alegações de que dois irmãos Cristãos haviam rasgado páginas do Alcorão. Pelo menos 24 igrejas e várias dezenas de capelas menores foram incendiadas, e as casas de mais de 100 fiéis foram queimadas, saqueadas ou vandalizadas. O Barnabas forneceu ajuda a 172 famílias (cerca de 1.032 indivíduos) mais afetadas pela devastação. Agradeça aos Cristãos em Jaranwala que permaneceram fiéis ao Senhor em face da perseguição e ore para que eles se fortaleçam enquanto continuam a reconstruir suas vidas.

Saturday 17 August 2024

SÁBADO, DIA 17 “A perda do meu pai me abalou emocionalmente”, disse Sawera, aluna do quinto ano de uma escola financiada pelo Barnabas no Paquistão. Ela credita à professora de sua classe por ajudá-la em meio aos problemas de saúde de seu pai e posterior morte, com incentivo e apoio contínuos. O Barnabas apoia mais de 11.000 crianças Cristãs em 121 escolas, onde elas recebem uma educação Cristã em um ambiente de cuidado e amor. Neste mês, essas escolas estão sendo retomadas após as longas férias de verão. Ore para que a dádiva da educação formal permita que todas as crianças desenvolvam seu potencial e sejam usadas poderosamente por Deus à medida que avançam na vida adulta. Ore pela proteção dos alunos Cristãos e da equipe, pois a discriminação nunca está longe.

Sunday 18 August 2024

DOMINGO, DIA 18 Senhor Jesus, colocamos diante de Ti todas as crianças Cristãs. Proteja-as, oramos, neste mundo decaído em que tantos de seus seguidores são perseguidos. Clamamos pelas crianças que também passam por esse sofrimento: mantenha-as perto de Ti, Senhor, e conforte-as. Por favor, guie todas as crianças Cristãs à medida que crescem e fique perto delas em seus momentos de adversidades. O Senhor, que chamou as criancinhas para Si, encha-as de amor, alegria e fé, e ajude-as a passar pela vida com esperança no Senhor. (Lucas 18.16)

Monday 19 August 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 19 Vinte e cinco Cristãos foram mortos, muitos ficaram feridos e mais de 3.000 foram deslocados durante ataques de extremistas Islâmicos Fulani em quatro comunidades no estado de Plateau, na Nigéria, em abril. Doze pessoas foram mortas em 12 de abril, quando mais de 50 terroristas armados “incendiaram casas e um local de culto, atirando impiedosamente em civis em fuga”. Outros 12 foram mortos apenas uma semana depois em um ataque semelhante em outro lugar do estado, enquanto um estudante universitário foi assassinado em um incidente separado no mesmo dia. Apresente ao Senhor nossos irmãos e irmãs perseguidos na Nigéria, para que permaneçam fortes em sua fé e sintam o amor e a proteção de Deus nestes tempos de medo e incerteza.

Tuesday 20 August 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 20 Sessenta viúvas Cristãs do estado de Kaduna, na Nigéria, receberam uma máquina de moer milho ou uma máquina de costura, financiadas pelo Ajuda Barnabas. Seus maridos foram mortos e suas casas destruídas pela violência anticristã. Agora elas podem ganhar a vida e arcar com as necessidades básicas e com a educação dos filhos. “Há pessoas que chegam e não podem nem mesmo pagar para moer o milho, e eu as ajudo sem receber nada”, disse uma viúva. “Por meio de sua bênção, também podemos abençoar outras pessoas.” Louve ao Senhor por Sua bênção estar sendo transmitida e ore para que Ele use as habilidades das viúvas para levar cura e esperança às suas comunidades.

Wednesday 21 August 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 21 Louvado seja o Senhor porque o programa de treinamento teológico e pastoral do Ajuda Barnabas, Academia de Pastores (TSA, da sigla em Inglês) – a seção de graduação do Centro de Oxford para Religião e Vida Pública (OCRPL, da sigla em Inglês) – continua expandindo, com mais de 900 alunos de 55 países matriculados em 28 centros de estudo. Está havendo progresso na tradução de materiais para Chinês, Russo, Tâmil, Árabe e Português, com outros idiomas planejados. Ore por sabedoria divina para que os tradutores que trabalham arduamente combinem a precisão textual com a sensibilidade de seu público-alvo. Peça que eles sejam poderosamente usados, juntamente com os tutores da TSA, para comunicar a sã doutrina para edificar o Corpo de Cristo, especialmente em regiões com acesso limitado ao ensino da Bíblia.

Thursday 22 August 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 22 “Apesar de todos os desafios, a graça de Deus é suficiente”, diz “Mark”, um estudante da Academia de Pastores (TSA, da sigla em Inglês) – a seção de graduação do Centro de Oxford para Religião e Vida Pública (OCRPL, da sigla em Inglês). Mark tem responsabilidade pastoral por três igrejas em uma área de maioria Muçulmana no norte do Quênia. Assim como outros líderes de igrejas, ele enfrenta o desafio dos esforços dos Muçulmanos para conseguir convertidos entre a comunidade Cristã, bem como a escassez desesperadora de alimentos, a seca persistente e as inundações devastadoras. Ore para que o programa da TSA capacite Mark e outros com o conhecimento e a percepção para ampliar e aprofundar seus ministérios e edificar o Corpo de Cristo na África Oriental.

Friday 23 August 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 23 A população do Quênia, de maioria Cristã, tem enfrentado inundações ainda mais devastadoras que, até o momento em que este texto é escrito, mataram pelo menos 291 pessoas e deixaram mais de 250 mil desabrigados. O Quênia e a região mais ampla do Chifre da África sofreram com a seca persistente por vários anos, o que levou à fome e à desnutrição generalizadas. Agora, o excesso de chuvas destruiu casas e infraestrutura, além de quase 50.000 acres de plantações. A Organização Mundial da Saúde alertou sobre um surto de cólera no leste do país. Ore por todos os Quenianos, pedindo que alimentos, água potável e suprimentos médicos sejam direcionados para onde são mais necessários.

Saturday 24 August 2024

SÁBADO, DIA 24 Por favor, ore por três pastores Eritreus que estão presos sem julgamento há 20 anos. Tanto Kiflu Gebremeskel quanto Haile Nayzgi foram presos em suas casas em Asmara, capital da Eritreia, na madrugada de 23 de maio de 2004. Meron Gebreselasie foi preso em 3 de junho daquele mesmo ano. Nenhum dos pastores foi acusado ou julgado, e não foram informados quando ou se serão libertados. Clame ao Senhor pela libertação dos três pastores e de outros Cristãos detidos sem acusação na Eritreia.

Sunday 25 August 2024

DOMINGO, DIA 25 Soberano Senhor, oramos pelos Cristãos presos na Eritreia por sua fé em Ti. Oramos para que, onde eles sofrem com o excesso de calor e frio, fome e sede, espancamentos e tortura, o Senhor forneça conforto abundante por meio do Teu Espírito que habita neles. Oramos por Teu poder de sustento para os pastores e estudantes de teologia, que muitas vezes recebem tratamento ainda pior do que os outros crentes. Por favor, fortaleça e encoraje os rebanhos que foram privados de seus pastores e guie-os em Teus caminhos de justiça. Pedimos que eles conheçam a mão amorosa do Bom Pastor, o Senhor Jesus Cristo, em cujo nome oramos. (Salmo 23.3)

Monday 26 August 2024

SEGUNDA-FEIRA, DIA 26 Uma pequena casa igreja em um vilarejo no sul do Laos, atacada por moradores e líderes do vilarejo, foi reaberta sob a proteção das autoridades distritais. No domingo, 4 de fevereiro, uma multidão destruiu a casa onde os Cristãos do vilarejo se reuniam para o culto. Os agressores também queimaram Bíblias e outros documentos. Desde então, as autoridades do Ministério de Segurança Pública se sobrepuseram às autoridades do vilarejo e intervieram para proteger o direito de culto dos Cristãos, permitindo que a casa fosse reconstruída. Louve a Deus pelo apoio das autoridades distritais ao fornecer essa proteção. Ore para que esse apoio continue e para que os Cristãos possam se reunir regularmente sem perseguição.

Tuesday 27 August 2024

TERÇA-FEIRA, DIA 27 Apesar dos esforços do governo da Indonésia para promover a tolerância religiosa, as tensões permanecem. Os extremistas dentro do país de maioria Muçulmana frequentemente perseguem e discriminam os Cristãos, enquanto os grupos afiliados ao Estado Islâmico em toda a região do Sudeste Asiático ganharam força. A vida é especialmente difícil para os crentes na província Indonésia de Aceh, a única parte da nação governada pela sharia (lei Islâmica). Ore para que o Senhor sustente Seu povo e para que a liberdade de culto seja mantida e ampliada em todo o país.

Wednesday 28 August 2024

QUARTA-FEIRA, DIA 28 Mais de 13.000 Cristãos pobres em um país do Sudeste Asiático têm sido sustentados com arroz de uma máquina de beneficiamento financiada pelo Barnabas. O moinho fornece 236 toneladas de arroz por ano a 200 igrejas rurais. Parte do projeto food.gives do Ajuda Barnabas, a máquina está – nas palavras de nosso parceiro de projeto – “fornecendo uma garantia de vida crucial” para os Cristãos famintos. O arroz gratuito é distribuído aos Cristãos que não podem pagar nada. O arroz com desconto é vendido a pastores e outros Cristãos que trabalham em tempo integral. Ore para que o Senhor continue prosperando o projeto de beneficiamento de arroz e o utilize para fornecer para o sustento de muitos outros Cristãos do Sudeste Asiático.

Thursday 29 August 2024

QUINTA-FEIRA, DIA 29 “Eu amo você e sempre orarei por você.” Essa foi a mensagem do ministro sênior da igreja, Mar Mari Emmanuel, para um jovem de 16 anos acusado de esfaqueá-lo durante um culto de adoração em Sydney, na Austrália, em 15 de abril. O jovem, que não é conhecido do ministro, foi acusado pela polícia de cometer o ato terrorista. Agradeça por Mar Mari Emmanuel e outro ministro ferido no incidente terem se recuperado de seus ferimentos. Ore para que as palavras de Mar Mari Emmanuel levem outras pessoas a serem bondosas e ternas de coração, perdoando os outros, assim como Cristo nos perdoou (Efésios 4.32).

Friday 30 August 2024

SEXTA-FEIRA, DIA 30 Pela segunda vez em sete meses, inundações severas atingiram o estado do Rio Grande do Sul, no extremo sul do Brasil, no final de abril. Mais de 300 cidades foram afetadas, deixando pelo menos 80.000 pessoas desabrigadas. O líder da igreja, Daniel, disse: “Nossa região está destruída. Mas sabemos que, apesar de todas as circunstâncias, o Senhor permanece no trono, soberano e sofrendo conosco durante tudo isso! Por favor, orem por nós”. O Barnabas está trabalhando com parceiros locais para fornecer ajuda essencial às famílias Cristãs afetadas. Ore para que elas recebam a ajuda física e espiritual necessária. Peça para que líderes como Daniel sintam a bênção de serem usados para reconstruir suas comunidades enquanto mantêm seus olhos fixos no Senhor.

Saturday 31 August 2024

SÁBADO, DIA 31 Apresente nossos irmãos e irmãs no Haiti, de maioria Cristã, onde, no momento em que este texto é escrito, quase cinco milhões de pessoas – quase metade da população – estão enfrentando insegurança alimentar aguda e lutando para encontrar o suficiente para comer. O aumento da violência das gangues, as colheitas ruins e o aumento da inflação se combinaram para levar o país do Caribe ao seu pior nível de insegurança alimentar já registrado. Muitos morreram na violência e mais de 360.000 pessoas foram deslocadas em todo o país. Em março de 2024, dois terços das famílias Haitianas sofreram perda de emprego e renda, enquanto os preços já altos de alimentos e combustíveis dispararam. Por favor, ore para que o Senhor proteja os Cristãos que estão sofrendo no Haiti e os conforte nesse momento de medo e necessidade