A história do Timothy: como a perda de sua esposa o levou à missão Cristã

7 October 2024

Share on

A vida do Timothy é uma história única e comovente de amor, perda e fé. Para ele, o termo “noiva sofredora” tem um significado muito pessoal. Mas essa também é uma história do amor de Deus: por meio de sua dor, Timothy foi levado por Deus a um ministério especializado em sofrimento Cristão. Assista ao vídeo abaixo e acompanhe-o em sua jornada.

Temos o privilégio de compartilhar com você a mensagem final de Sarah para o mundo. Descoberta entre seus pertences depois de sua morte, a mensagem incentiva os leitores a confiar em Deus e fala de sua profunda fé em Cristo. Ela esperava que outras pessoas a lessem e fossem inspiradas por ela.

Como Timothy conheceu Sarah

Timothy é um homem Cristão da Malásia. Ele estava servindo em um ministério Cristão para crianças em Nova York quando conheceu Sarah, uma mulher Cristã da Irlanda do Norte. Sarah também estava servindo no ministério, e Timothy rapidamente se apaixonou por ela. Ambos sentiram que Deus os estava conduzindo a uma jornada juntos.

Ao pedi-la em casamento, Timothy disse a Sarah que daria sua vida por ela, assim como Jesus deu Sua vida por Sua Igreja. O casal ficou noivo e cada um viajou para seu país de origem para se preparar para o casamento.

Timothy and Sarah look at each other, with a tree featuring their initials carved in a heart.

Timothy e Sarah olham um para o outro, com uma árvore com suas iniciais esculpidas em um coração.

Notícias inesperadas

Enquanto Timothy estava na Malásia, ele recebeu uma ligação dizendo que Sarah havia sido internada no hospital por causa de uma convulsão. Ele correu para o Reino Unido para vê-la e foi informado pelos médicos que havia um tumor em seu cérebro. Como não parecia maligno, os médicos ficaram felizes em esperar para operar e remover o tumor até depois do casamento.

Timothy se casou com Sarah em novembro de 2012. Em seguida, ela entrou imediatamente em uma lista de espera para a operação, que ocorreu em fevereiro de 2013.

Os médicos removeram o máximo possível do tumor e o enviaram para biópsia. Os resultados, tragicamente, indicaram que o tumor era maligno: Sarah tinha câncer no cérebro.

Timothy interacts with a tablet showing a brain scan, concentrating on the information presented.

Timothy interage com um tablet que mostra o exame do cérebro de Sarah

Muito pouco tempo

À medida que Sarah se submetia ao tratamento contra o câncer, sua saúde se deteriorava. O médico disse a Timothy e Sarah que, embora estivesse tentando dar a ela o máximo de tempo possível, ela provavelmente só teria até cinco anos de vida. Apesar disso, Timothy e Sarah continuaram a orar a Deus e a suplicar que Ele a curasse, recusando-se a acreditar que lhe restava tão pouco tempo de vida.

Cuidando de sua noiva sofredora

Como as convulsões de Sarah se tornaram mais frequentes, Timothy passou a cuidar dela em tempo integral. Ele aceitou um emprego em um banco, o que significava que poderia continuar a sustentá-la financeiramente e, ao mesmo tempo, trabalhar em casa e cuidar dela. Sarah dizia a Timothy que ele era um desperdício no banco; ela queria que ele servisse no reino de Deus. Mas esse emprego permitiu que Timothy cumprisse seus votos a Sarah: que ficaria com ela e daria a vida por ela.

Durante esse período difícil, eles tiveram duas notícias alegres: Sara estava grávida e alguns de seus amigos haviam pago uma viagem à Europa para o casal, pois eles não tiveram uma lua de mel adequada. Entretanto, quando Timothy e Sarah voltaram da viagem, Sarah ficou mais fraca e, infelizmente, sofreu um aborto espontâneo.

Dois corações batendo por Jesus

A saúde de Sarah continuou a piorar, e uma enfermeira sugeriu que eles a levassem para um lar especializado. Mas Timothy se lembrou de sua promessa anterior a Sarah, de que não a colocaria em um local de repouso e que, se o plano do Senhor fosse que ela não fosse curada, ele a deixaria morrer em casa.

Ele também se lembrou de que eles haviam prometido um ao outro que, não importa o que acontecesse, nunca se afastariam do Senhor. Conversando sobre isso, perguntaram um ao outro como estavam seus corações. Timothy ficou aliviado ao saber que o coração de Sara estava bem, mas, quando ela fez a mesma pergunta, ele não conseguiu dar a mesma resposta. Ele disse a Sarah que seu coração ainda batia por ela, e ela respondeu: “mas e quanto a Jesus?” Depois de uma profunda reflexão, ele lhe disse que seu coração ainda batia por Jesus também.

Dois dias depois, Sarah ficou inconsciente. 

Timothy and Sarah are seated on stone steps, with a textured stone wall behind them, capturing a moment of companionship.

Timothy e Sarah estão sentados em degraus de pedra, com uma parede de pedra texturizada atrás deles, capturando um momento sereno de união.

Dizendo adeus por enquanto

Depois de sete dias em que Sarah ficou inconsciente, os médicos disseram que não havia mais nada que pudessem fazer. As orações de Timothy mudaram de pedir a Deus que curasse Sarah para pedir que Ele a levasse para casa, para que ela não sofresse mais.

Quando Sarah estava quase morrendo, Timothy foi até lá e sentou-se com ela. Ele segurou sua mão e disse que, se ela precisasse ir embora, ele a liberaria, mas que a amava e nunca a esqueceria. Quando ele lhe disse que ela tinha sua bênção para ir para a casa do Senhor, ela apertou sua mão. Foi a primeira vez que ela demonstrou qualquer reação física durante todo o tempo em que esteve inconsciente, e Timothy entendeu que ela estava demonstrando que o ouviu e que estava se despedindo.

Minutos depois, Sarah deu seu último suspiro e foi para o Senhor. 

Duas noivas que sofrem

Quando Sarah faleceu, Deus marcou o coração de Timothy, dizendo que, assim como o coração de Timothy estava partido por sua noiva, o coração de Jesus também estava partido por sua própria noiva. Timothy entendeu imediatamente o significado da expressão “noiva sofredora”.

Ele se lembrou de como Sara sempre quis que ele servisse no reino do Senhor. Assim, ele deixou seu emprego no banco e foi servir em um ministério na Argentina por um ano.

Timothy reads the Compassion in Action section of the Barnabas Aid magazine.

Timothy lê a seção Compaixão em Ação da revista Ajuda Barnabas.

Encontrando sua nova missão Cristã

Depois de retornar ao Reino Unido após seu trabalho ministerial, Timothy se deparou com um anúncio de emprego para uma agência de ajuda Cristã: O Ajuda Barnabas. Ele se candidatou sem saber muito sobre a organização, a não ser que ela tinha algo a ver com a Igreja Perseguida.

Em sua entrevista, os diretores lhe disseram que o Barnabas existe para apoiar a noiva sofredora de Jesus Cristo.

Naquele momento, Timothy reconheceu o significado do que Deus estava imprimindo no seu coração quando lhe disse que o coração de Jesus também estava partido por Sua noiva.

Timothy aceitou o trabalho e agora serve à Igreja sofredora em todo o mundo por meio do Ajuda Barnabas. Ele considera um privilégio e uma honra trabalhar para o Barnabas e apoiar a noiva de Cristo.

Faça uma doação para o Fundo Geral

Se você quiser fazer a diferença na vida de mais Cristãos que sofrem devido a desastres naturais ou por causa de sua fé, considere fazer uma doação ao nosso Fundo Geral. Sua doação pode fazer a diferença na vida de outros Cristãos.

DOE Agora

Ore conosco

Aqui estão alguns pontos de oração relacionados a essa história, que você talvez queira levar diante do Pai Celestial:

  • Agradecemos a fé e a coragem contínuas de Timothy em meio a suas dificuldades, pois Deus o conduziu à missão do Ajuda Barnabas.
  • Oramos por todos os Cristãos que estão sofrendo por causa de doenças. Que Deus cuide deles, lhes dê forças e mantenha forte a sua fé Nele.
  • Oramos pelos Cristãos que perderam um ente querido devido ao câncer. Que eles se sintam confortados pelo fato de seu ente querido estar agora sem dor e experimentando a alegria da união com Cristo no Céu.
  • Oramos pelo trabalho do Ajuda Barnabas, para que ela continue a apoiar a Noiva de Cristo que está sofrendo e a dar esperança aos crentes que precisam dela. Agradecemos por termos sido capazes de brilhar a luz de Cristo na escuridão deste mundo decaído, fornecendo ajuda aos pobres e um chamado para nossa equipe e voluntários.