Assista à história de Dao: escapando de um marido abusivo

24 September 2024

Share on

Dao, de 21 anos, é uma mulher Cristã de um pequeno vilarejo no norte do Laos. Ela pertence à tribo Khmu, que foi uma das primeiras tribos do Laos a se converter a Cristo há muitos anos. Dao é uma das muitas beneficiárias do trabalho do Ajuda Barnabas com Cristãos pobres e sofredores no Laos. Nossa equipe teve a oportunidade de se encontrar com ela e ouvir sua história.

Como é a vida dos Cristãos no Laos?

O Laos é um dos países onde é mais difícil ser Cristão. Os crentes são condenados à prisão e lutam para encontrar emprego. É um desafio para os Cristãos sobreviverem no Laos, e essa dificuldade só tem aumentado.

Dao nos disse: “No Laos, é muito difícil proclamar o nome de Jesus. Muitas vezes os oficiais vêm e nos impedem de adorar juntos. Eles nos mandam sair da vila e até colocam pessoas na prisão”.

A Christian woman, Dao, shares a moment with her daughter, reading the Bible together in a tender setting.

Dao, que tem um histórico de abuso e dependência, está criando sua filha para ser uma boa Cristã

Como foi a infância de Dao?

O pai de Dao era viciado em drogas. Ele morreu quando Dao ainda era uma criança. Com frequência, ela passava fome, às vezes tanto que tinha de roubar comida para comer.

Em busca de uma vida melhor, Dao se casou aos 17 anos e constituiu uma família com seu marido. No entanto, sua vida só se tornou mais difícil: seu marido começou a usar drogas e tornou-se abusivo. Ele até tentou matar Dao e sua mãe com uma arma. Temendo por sua vida, Dao o deixou.

O que aconteceu depois que Dao deixou seu marido?

Depois de deixar o marido, Dao não tinha ninguém para ajudá-la. Ela não tinha emprego e não tinha comida suficiente para a família.

Ela começou a orar a Deus.

Enquanto orava, um pastor visitou sua família e a informou sobre um centro de capacitação que estava sendo administrado com o apio do Ajuda Barnabas. Ele lhe disse que ela poderia ir até lá para aprender uma nova habilidade. Imediatamente Dao decidiu participar.

No centro, ela aprendeu habilidades que poderia usar para obter uma renda, como costura e cultivo de cogumelos. Ela também recebeu alimentos para sua família de outro projeto administrado pelo Barnabas na área.

Como é a vida de Dao agora?

Dao agora é gerente do centro de capacitação apoiado pelo Barnabas, onde ensina as valiosas habilidades que aprendeu a outras mulheres. Ela também tem a oportunidade de compartilhar sua fé com outras pessoas em seu local de trabalho.

Ela diz que está feliz por ter passado pelas dificuldades em sua vida, para que possa entender e amar outras pessoas que estão sofrendo.

“Estou muito feliz hoje”, diz Dao. “Consegui um emprego e dinheiro para comprar comida para minha família.”

Quando perguntada sobre suas esperanças para o futuro, Dao nos disse: “Quero que minha filha cresça e se torne uma boa Cristã para que possa falar a outras pessoas sobre Jesus. Também quero que ela se torne médica ou enfermeira, para que possa ajudar os necessitados no Laos.”

Three generations of Christian women—grandmother, mother, and daughter—smile together, trusting the Lord for His provision

Agora, Dao e sua família têm o suficiente para comer, e a renda obtida com as habilidades que Dao aprendeu lhes dá esperança de um futuro brilhante

Como o Ajuda Barnabas auxilia os Cristãos no Laos?

No Laos, o Ajuda Barnabas realiza vários projetos para ajudar os Cristãos pobres e sofredores. Dao é apenas uma dos muitos crentes que receberam nosso apoio.

A comida para a família de Dao incluí arroz de um moinho apoiado pelo Barnabas. O moinho produz 260 toneladas de arroz por ano, que vão para mais de duzentas igrejas rurais para ajudar a dar aos crentes pobres e famintos acesso ao seu alimento básico.

O centro de capacitação onde Dao trabalha agora é uma das muitas iniciativas de geração de renda administradas pelo Barnabas no Sudeste Asiático. Os crentes pobres recebem assistência para iniciar fazendas de cogumelos, peixes ou porcos. Também é oferecido treinamento em costura, cabelo e beleza, manutenção de motocicletas e informática. Essas iniciativas proporcionam renda e alimento para os Cristãos que, de outra forma, lutam para ganhar a vida como parte de uma minoria perseguida.

Alguns Cristãos, como Dao, recebem ofertas de emprego nos centros de capacitação, onde podem ganhar a vida ensinando o que aprenderam a outros crentes.

A Christian woman operates a sewing machine in a well-lit room, focused on her craft and surrounded by fabric and tools.

Dao aprendeu muitas habilidades úteis no centro de habilidades apoiado pelo Barnabas, que agora ela pode ensinar a outras mulheres Cristãs

Como você pode ajudar os Cristãos no Laos?

No Ajuda Barnabas, acreditamos no poder da oração. Criamos recursos periódicos de oração Cristã, incluindo as informações mais recentes sobre Cristãos que sofrem em diferentes contextos, para ajudar a orientar suas orações por nossos irmãos e irmãs. Esses recursos são gratuitos e estão disponíveis em nosso site.

Os Cristãos no Laos, especialmente nas áreas rurais, continuam sofrendo por sua fé em Jesus Cristo. Só podemos continuar a oferecer ajuda a eles graças aos nossos generosos apoiadores.

Faça uma doação para os Cristãos no Laos

Se você deseja fazer a diferença na vida de mais Cristãos como a Dao, considere fazer uma doação para nosso projeto que oferece geração de renda, treinamento bíblico, ajuda alimentar e outros ministérios no Sudeste Asiático. Para doar para esse projeto e ajudar os cristãos que estão sofrendo no Laos, use o código de projeto XX-1174 em nossa página de doações.

DOE Agora

Ore pelos Cristãos no Laos

Aqui estão alguns motivos de oração relacionados a essa história, que você talvez queira colocar diante de nosso Pai Celestial:

  • Agradeça ao fato de Dao ter conseguido escapar das circunstâncias difíceis de sua vida anterior e ter tido acesso ao apoio de que precisava por meio do Ajuda Barnabas.
  • Ore para que as esperanças de Dao para o futuro se concretizem e para que sua filha tenha uma vida Cristã feliz e realizada.
  • Louve a Deus por termos conseguido ajudar tantos Cristãos no Laos por meio de nossos projetos de alimentação e geração de renda.
  • Ore para que todos os Cristãos do Laos que precisam de nossa assistência a recebam.
  • Peça a Deus que cuide dos Cristãos no Laos e os proteja nos momentos de dificuldade.

Países Relacionados

Laos